Hospital causa cegueira em bebê por erro médico e é condenado a indenizá-lo pelo resto da vida

Hospital que errou em procedimento médico e gerou cegueira a recém nascida é condenado a indenizá-la pelo resto de sua vida

O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve sentença contra um hospital público de Marília, condenado por conduta irregular que acarretou a perda da visão da filha de um casal, que nasceu prematura.

O hospital deverá pagar indenização de 100 salários mínimos por danos morais, cerca de R$ 17 mil por danos materiais e pensão vitalícia de um salário mínimo para a criança.

De acordo com os autos, o hospital fez o exame obrigatório de “fundo de olho” na recém-nascida uma única vez e não o repetiu na ocasião da alta hospitalar, como era devido. Dessa forma, não foi diagnosticada a doença que acometia a criança (retinopatia da prematuridade) e que levou à perda total da visão.

Sobre o pagamento de pensão vitalícia à menor, o relator citou entendimento do Superior Tribunal de Justiça no sentido de que o valor deve ser pago quando o dano provoca redução permanente da capacidade de trabalho, como é o caso dos autos: “Se à época do fato ela era menor de idade, o valor do benefício será equivalente a um salário mínimo”. A decisão foi unânime.

Via: Conjur

Fonte: https://henriquepereiraadvocacia.jusbrasil.com.br/noticias/1176569487/hospital-que-errou-em-procedimento-medico-e-gerou-cegueira-a-recem-nascida-e-condenado-a-indeniza-la-pelo-resto-de-sua-vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *